Hoje acordei disposta a mudar radicalmente o meu cardápio até porque estava com um peso na minha consciência enorme por só me alimentar de "Besteiras" ultimamente, então decide marcar uma consulta com um Colega de trabalho, Fernando que é Nutricionista do Posto de Saúde na qual eu trabalho.
Então vamos conhecer um pouco sobre as etapas de uma consulta nutricional
Avaliação alimentar: aplicação de inquéritos (anamnese alimentar) para que o profissional conheça melhor os nossos hábitos alimentares, horários, locais de alimentação, assim como suas restrições e preferências alimentares.
Avaliação Clinica: consiste na aplicação de um questionário para que sejam avaliados o histórico de doenças do paciente e de sua família, bem como o uso de medicamentos e seus exames laboratoriais. Esta avaliação é completada com análise física para que possamos detectar a presença de edemas, manchas na pele, danos nos cabelos e outros.
Avaliação antropométrica: por meio da verificação do peso e da estatura, calcula-se o índice de massa corporal. Esta avaliação é complementada com a medição das principais circunferências corporais (circunferências do braço, do quadril, da cintura e do abdômen) e com a verificação do percentual de gordura corporal.
Avaliação do gasto energético: o objetivo desta etapa é conhecer a rotina do cliente, dados de suas atividades diárias e informações sobre a prática de exercícios. A partir desta averiguação calcularemos o metabolismo basal e o gasto energético diário do nosso cliente.
Estabelecimento de metas e objetivos: o cliente recebe o resultado da sua avaliação (conhece sua faixa de peso ideal e sua composição corporal) e combina com o nutricionista, responsável pelo seu atendimento, suas principais metas e objetivos do trabalho nutricional.
Reeducação alimentar: o nutricionista conversa bastante sobre nossa alimentação nessa hora é o momento CERTO de falar tudo que consome normalmente e esclarecer as duvidas. A Reeducação Alimentar é iniciada e continuará durante todo o acompanhamento. Ela consiste em três etapas: abandonar gradualmente os hábitos alimentares indesejáveis, manter as condutas saudáveis e incorporar, aos poucos, novos comportamentos alimentares.
Elaboração do plano alimentar personalizado: Todas as consultas incluem orientação alimentar personalizada, organização de horários, assessoria para o uso de suplementos, nutracêuticos, fitoterápicos. Inclui ainda a montagem de orientações nutricionais abordando alimentos permitidos, produtos que devem ter o consumo aumentando, noções de hidratação.
Nesse momento eu espero por e-mail meu cardápio personalizado rsrsrsrs para seguir com minha reeducação alimentar. Depois posto meu cardápio rsrsrsrsrsrs.
Gostaram????